Apresentação

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9393294308805515



Maick Cristian Valino Pinheiro


A minha formação acadêmica consiste na conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia (2013) pela Escola Superior da Amazônia – ESAMAZ.
Participei da VI Semana acadêmica do Curso de Pedagogia e Letras onde apresentei o projeto: “Metodologia do trabalho científico em informática: um manual descomplicado”, no período de 21 a 23 de Maio de 2012, orientado pelo Prof. Msc. Marcelo Augusto Vilaça de Lima. Atuei no Programa de monitoria do curso de Pedagogia na disciplina Antropologia, no período de 04 de Agosto de 2012 a 20 de Dezembro de 2012.
Iniciei no dia 01 de Julho de 2015, no curso de Pós-graduação Lato Senso em Arte educação pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, finalizado no dia 16 de Setembro de 2016 com entrega do artigo “Arte, artesão e artesanato, as características de uma identidade para o contexto escolar”. Sobre este espero o retorno da instituição. Atualmente estou aluno da Faculdade de letras estrangeiras modernas – FALEM, no curso de Licenciatura em Francês, na Universidade Federal do Pará – UFPA (matutino) e no curso de Pós-graduação em Sistema de Garantias de Direitos da criança e adolescentes no Instituto de ciências da educação - ICED na Universidade Federal do Pará/ UFPA.
No inicio de minha carreira participei de cursos de formação de educadores na Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes – APACC. Esses cursos de capacitação serviam para atuar no Projeto Reforço Escolar como professor voluntário. Ainda na entidade participei da oficina “O que é letramento/ alfabetização” para atender as crianças frequentadoras do espaço Moitará no bairro do Tapanã.
Participei do I Encontro formativo de educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, oferecido pela Prefeitura Municipal de Belém através da Fundação Papa João XXIII – FUNPAPA, aos educadores dos Centros de referência e assistência social – CRAS.
Participei da oficina “Rodada de diálogos sobre a violência contra a criança e o adolescente” para educadores da FUNPAPA, realizado pelo Centro artístico cultural Belém Amazônia – Rádio Margarida e parceiros.
Participei do I Módulo de formação de agentes sociais do lazer do Programa esporte e lazer da cidade do ministério do esporte, coordenado pela Secretaria de esporte, juventude e lazer – SEJEL.
Participei da oficina de formação de arte-educadores para realização de projetos artísticos fundamentados na Metodologia Triangular, do Projeto “Artes na comunidade”, promovido pelo Instituto Callis.
Participei da palestra “Aceitar as diferenças e contribuir com a inclusão” e da Oficina de Libras, realizada na Semana da inclusão – Vamos incluir?, organizado pela Coordenadoria de educação especial – COEES, na Escola de ensino fundamental Pratinha II.
Atuei como mediador de Museu no Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Belém – MABE. Onde estive como arte educador do Projeto PontArte, que atendia as crianças moradoras do Beco do Carmo no bairro da Cidade Velha.
Participei da Formação para educadores sociais do Programa de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes (Pró-DCA), promovido pelo Instituto Universidade Popular – UNIPOP.
Participei também do Grupo de teatro universitário (GTU) – Projeto de extensão “Jovens encenadores”, desenvolvendo atividades de ator no espetáculo “Dúbio”, resultado do projeto inscrito “Ato psicótico”.
Concemente à experiência profissional estive como educador voluntário na APACC no “Projeto reforço escolar” durante quatro anos. Ainda na APACC tive a oportunidade de executar o projeto de minha autoria: “O papel e suas máscaras – origami enquanto elemento de interferência em plásticas”, pelo Projeto Adolescer que acontecia no bairro do Tapanã fazendo acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As ações aconteciam no turno da tarde e tinha como foco reafirmar a importância da escola na vida de crianças de periferia.
No ano de 2007 iniciei como Arte educador na FUNPAPA, primeiramente em um anexo no bairro da Pratinha, depois transferido para o CRAS – Terra firme e por ultimo atuando no CRAS – Cremação até o ano de 2011. Planejava e executava oficinas de arte e artesanato para atender os usuários do CRAS, meu público era composto por grupos de jovens em acompanhamento socioeducativo encaminhados pelo conselho tutelar e crianças em situação de risco ou que sofreram algum tipo de negligência ou violência domestica. Para as crianças de 7 a 10 anos era feito acolhimento e planejado ações recreativas.
Participei do GT-FUNPAPA de monitoramento e atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, durante o “Fórum Social Mundial 2009”, onde acompanhei os conselhos tutelares no acolhimento de crianças e adolescentes retirados do espaço da rua.
No período de 29 e 30 de Novembro de 2010, estive palestrante na continuação do 2º Seminário do Ensino Fundamental de 09 anos das escolas vinculadas a USE-05, sendo ministrante das “Oficinas pedagógicas: brinquedos, dobraduras e brincadeiras” oferecidos pela Unidade Seduc na Escola nº 05. A ação aconteceu no Instituto Felipe Smaldone.
Realizei Oficina de dobraduras e pintura na brinquedoteca vinculada à classe hospitalar do Hospital Ophir Loyola. A ação visava atender o maior número possível de crianças que chegavam para tratamento de quimioterapia.
Exerci atividades como Arte educador pelo Programa Mais Educação na Escola estadual de ensino fundamental “Prof.ª Leonor Nogueira” no período de Maio de 2013 a 04 de Fevereiro de 2014, onde estive monitor nas Oficinas desenho e pintura para os alunos do 3º ano e monitor na oficina de Graffiti para os alunos do 4º e 5º ano.
Atuei como Arte educador social no Projeto Reconstruindo a liberdade: promoção e defesa dos direitos de adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, realizado pela UNIPOP. As ações foram desenvolvidas no Centro Juvenil Masculino – CJM (Ananindeua) e tinha como proposta facilitar processos formativos com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário